Pedro Perino vai estrear-se na emblemática Taça de Portugal

Com apenas 12 anos de idade, Pedro Perino vai viver uma das experiências mais marcantes da sua ainda curta carreira no desporto motorizado. O piloto de Oeiras vai estrear-se na carismática Taça de Portugal de Karting, que será disputada no próximo fim de semana, no Kartódromo Internacional do Algarve. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) prevê a participação de mais de 100 concorrentes, distribuídos por seis categorias distintas, sendo que Pedro Perino alinhará na mais concorrida e exigente esta época, nomeadamente a categoria Júnior, que dispõe de um vasto e talentoso pelotão.

Pedro Perino poderia ter disputado esta temporada a categoria Juvenil – já que tem apenas 12 anos de idade – e seria um dos mais sérios candidatos a sagrar-se campeão nacional. Contudo, o jovem piloto de Oeiras preferiu abdicar da luta de um título, tendo em vista uma evolução mais exigente na categoria Júnior, onde pontificam alguns nomes bem sonantes do karting português, que ostentam um significativo palmarés e experiência internacional.

A aposta de Pedro Perino, apesar de ‘audaz’, foi claramente ganha, pois entre um pelotão de mais de 20 pilotos, rodou nos lugares da frente, tendo como momentos mais marcantes – depois da estreia no traçado de Viana do Castelo – as segunda e terceira provas realizadas nos circuitos de Leiria e Braga, nas quais foi sétimo classificado em ambas, não se deixando intimidar por ser um estreante no Campeonato de Portugal de Karting, nem pelo facto de estar a competir com um leque de adversários tão fortes e experientes. “Sim, os dois sétimos lugares em Leiria e Braga foram positivos, pois este é o meu ano de estreia a competir no Campeonato de Portugal de Karting. Curiosamente, pensava que ia conseguir melhores classificações nas duas últimas jornadas, no Bombarral e em Palmela, por serem pistas onde, para mim, é mais fácil treinar. Mas, infelizmente, não tive um kart colaborante nessas duas provas e acabei por ser 12.º classificado no campeonato, embora com poucos pontos de desvantagem para o 6.º posicionado!”, respondeu-nos Pedro Perino, para depois sublinhar as suas expectativas quanto à Taça de Portugal: “Sei que ainda tenho 12 anos de idade e o importante para já é evoluir. Contudo, demonstrei que tenho capacidade para rodar nos lugares da frente e, para mim, se conseguisse terminar a Taça de Portugal no top-5 – entre um pelotão de mais de 20 pilotos – seria muito positivo”.

Na quinta e na sexta-feira, dias 1 e 2 de novembro, Pedro Perino estará na pista algarvia para realizar várias sessões de treinos livres não oficiais, enquanto no sábado, dia 3 de novembro, depois de duas sessões de treinos livres oficiais durante a manhã, quando forem 13h45 alinhará na sessão única de 10 minutos de treinos cronometrados que ditará a grelha de partida para a primeira manga de qualificação marcada para as 15h30. No domingo, dia 4 de novembro, o piloto de Oeiras vai disputar a segunda manga de qualificação que está agendada para as 11h10, enquanto a Final realizar-se-á a partir das 14h55, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h20.