Fábio Mota prepara-se para dia decisivo

Realizou-se hoje a primeira jornada da ronda do Kartódromo Internacional de Leiria do Campeonato de Portugal de Karting, tendo Fábio Mota assegurado o nono lugar, apesar da afinação do kart não estar ainda de acordo com o que pretende.

 

Foi sob muito calor que pilotos se fizeram à pista do traçado leiriense que apresentou um novo asfalto, criando-lhes dificuldades redobradas, assim como às equipas, que tentaram ao longo de todo o dia encontrar o melhor “set-up” para as performantes máquinas da categoria X30 Super Shifter.

O piloto Vila Nova de Gaia passou pelas mesmas dificuldades, lidando com um kart que não se comportava de acordo com o que pretendia. Juntamente com a Motacane, a sua equipa, foi evoluindo a afinação do seu Birel Iame Super Shifter, acabando por conseguir o sétimo lugar na qualificação, segundo entre os concorrentes da categoria Master.

Na primeira Manga de Qualificação, o piloto que lidera a classificação da categoria viu-se envolvido na confusão do arranque, acabando por ser vítima de um incidente de corrida que lhe valeria uma penalização de cinco segundos.

Apesar de atrasado, no final da primeira volta era nono, Fábio Mota recuperou, terminando em pista no sétimo posto, o que na classificação, com a adição de cinco segundos, lhe valeu o nono lugar. “O arranque foi um pouco confuso e acabei por estragar o ‘bico’ do meu kart, o que equivale automaticamente a uma penalização de cinco segundos. Depois consegui imprimir um bom ritmo e recuperar alguns lugares. Acabou por ser infrutífero, mas ficam as boas indicações”, afirmou o piloto de Vila Nova de Gaia.

Para a segunda Manga de Qualificação, Fábio Mota arranca de nono, o que o obriga a assumir uma abordagem de recuperação. “Conseguimos evoluir a afinação ao longo do dia de hoje, mas o kart ainda não tem o comportamento que pretendemos. Amanhã vamos procurar encontrar a melhor solução para podermos recuperar desde a segunda Manga de Qualificação e conseguirmos um bom resultado na Final, que é o nosso grande objectivo”, sublinhou o piloto da Motocane.

A segunda Manga de Qualificação, que terá a distância de treze voltas, terá o seu início às 12h10 e a Final, que será disputada ao longo de dezasseis, começará às 15h20.