SANTIAGO RIBEIRO MOSTRA RAPIDEZ NO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KARTING

Depois da jornada de abertura na pista do Bombarral, Santiago Ribeiro disputou este fim de semana, no traçado de Fátima, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting da exigente categoria Júnior. O piloto da Ericeira, de apenas 13 anos, um dos mais novos do pelotão, esteve entre os mais rápidos durante as sessões de treinos, mas foi prejudicado por toques nas mangas de qualificação e por um problema mecânico que o obrigou a abandonar na Final. Mas a evolução de Santiago Ribeiro esteve bem patente ao ficar a 14 milésimos de segundo (!) da pole-position na qualificação.
A cumprir apenas a segunda época no Karting de competição, Santiago Ribeiro é um dos pilotos mais jovens da competitiva categoria Júnior, onde alinham diversos concorrentes com vários anos na modalidade, alguns com carreiras internacionais. Ainda assim, o jovem piloto da Ericeira tem demonstrado uma expressiva evolução, sendo visível este fim de semana, no Kartódromo de Fátima, onde a instabilidade climatérica dificultou a tarefa dos pilotos e equipas.

Depois de ter sido o mais rápido nos treinos privados de sexta-feira, Santiago Ribeiro voltou a mostrar um forte andamento na sessão de treinos cronometrados no sábado, onde registou o terceiro melhor tempo, ficando a 14 milésimos de segundo pole position! Na primeira manga de qualificação, um toque logo após o arranque obrigou Santiago Ribeiro a recuperar várias posições até ao sétimo lugar, melhorando depois a sua performance na segunda manga, que concluiu no sexto posto. Na Final, tudo indicava que Santiago Ribeiro tinha condições para lutar pelos lugares do pódio, mas um problema mecânico no seu kart obrigou-o a parar ainda na volta de lançamento. “Foi um pouco frustrante acabar o fim de semana assim, sem puder disputar a Final, visto que estive competitivo durante os treinos e achava que, sem toques, poderia lutar por um bom resultado”, afirmou Santiago Ribeiro, que compete pela equipa da Escola de Karting do Oeste. “O ritmo na volta de lançamento foi demasiado baixo e a vela do kart ‘encharcou’, obrigando-me a abandonar. São circunstâncias das corridas, mas, ainda assim, fiquei contente com o meu andamento quando não tive problemas e sei que os resultados vão aparecer com a experiência. Vamos agora correr no Campeonato de Espanha, que será outra experiência muito importante nesta aprendizagem”, concluiu o promissor piloto natural da Ericeira.

A estreia de Santiago Ribeiro no Campeonato de Espanha de Karting acontecerá na pista de Recas, nos arredores de Madrid, entre os próximos dias 26 e 28 de abril.