Zdenek Chovanec garante pódio Campeonato de Portugal de Karting

Apenas na sua segunda corrida na exigente e concorrida categoria X30 Sénior, Zdenek Chovanec foi um dos principais protagonistas da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. O piloto venezuelano de origem checa esteve sempre na luta pelos primeiros lugares nas mangas de qualificação e obteve um excelente segundo lugar na Final, entre quase duas dezenas de concorrentes.

Zdenek Chovanec é um jovem nascido em Puerto la Cruz, na Venezuela, mas que viveu em Praga (República Checa) até se mudar para Portugal, em 2017. No ano passado, fez a sua estreia absoluta no mundo do Karting ao competir na categoria Júnior, integrado na equipa portuguesa Cabo do Mundo Kart Team.

Em 2019, Zdenek Chovanec passou a competir na exigente categoria X30 Sénior, num pelotão com quase 20 concorrentes, mas o jovem piloto de apenas 14 anos de idade, apesar de ‘rookie’, esteve em grande evidência na primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no traçado do Bombarral.

No sábado, o piloto do Cabo do Mundo Kart Team começou por obter o quinto melhor tempo nos treinos cronometrados (46,878s) e depois esteve ainda melhor na primeira manga de qualificação, ao terminar no terceiro lugar. No domingo, Zdenek Chovanec voltou a ser terceiro classificado na segunda manga, mas na Final esteve ainda mais forte e discutiu a vitória na corrida decisiva, terminando, contudo, no segundo lugar.
“Fiquei muito contente com este resultado porque ainda tenho pouca experiência no Karting e nesta categoria”, comentou Zdenek Chovanec. “Foi importante ter corrido nesta pista há duas semanas, no Open de Portugal, pois neste fim de semana estive sempre entre os mais rápidos, depois de termos superado alguns problemas de motor nos treinos de sexta-feira. Na Final ainda podia ter tentado a vitória, mas perdi algumas décimas de segundo numa travagem e já não foi possível. Um pódio para abrir o campeonato é muito bom e agora quero continuar esta evolução também no Campeonato de Espanha”, afirmou o jovem piloto patrocinado pela CorePlus, Alwaysonroud, Fafstone e que integra a Skywalker Young Guns Program, do ex-piloto português de Fórmula 1, Tiago Monteiro.

Zdenek Chovanec vai agora viajar para Espanha, onde disputa no próximo fim de semana a primeira prova do Campeonato de Espanha de Karting, no circuito de Alcañiz, no moderno complexo Motorland Aragón.