Campeonato de Portugal de Karting KIA animado em Leiria

Depois de Bombarral e Fátima, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA disputou-se no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Guilherme Morgado (Iniciação), Santiago Alves (Cadete), Adrian Malheiro (Juvenil), Ivan Domingues (Júnior), Lourenço Monteiro (X30), Rodrigo Ferreira (X30 Super Shifter), Hugo Marreiros (X30 Super Shifter Master) e João Dias (X30 Super Shifter Gentleman) foram os vencedores num fim-de-semana que estreou um novo piso na pista leiriense.

Categoria Iniciação

A categoria dos mais jovens pilotos do campeonato começou com Romeu Mello a liderar a sessão de treinos cronometrados e a vencer a primeira manga de qualificação, no sábado, na frente de Guilherme Morgado e Joana Lima.

No domingo, Guilherme Morgado esteve muito rápido e ganhou a derradeira manga de qualificação, seguido por Romeu Mello e Joana Lima. Na corrida decisiva, o jovem piloto de Loures dominou as operações e venceu a Final na frente de Joana Lima e Romeu Mello, que também subiram ao pódio. Xavier Lázaro também deu o seu melhor e foi quarto classificado em Leiria, na frente de Francisco Iglesias.

Categoria Cadete

Um total de 15 pilotos alinharam na categoria Cadete, onde Noah Monteiro começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, no sábado. O filho de Tiago Monteiro, confirmou depois que estava muito forte ao vencer a primeira manga de qualificação, na frente de Santiago Alves e Pedro Cachada.

No domingo, Santiago Alves triunfou na segunda manga de qualificação, seguido por Maria Germano Neto e Tiago Lima, fechando depois o fim-de-semana leiriense com uma emocionante vitória na Final. 

Categoria Juvenil

Adrian Malheiro voltou a ser o principal protagonista da categoria Juvenil, já que em Leiria conseguiu fazer o pleno em todas as sessões: melhor tempo nos treinos cronometrados e vitórias nas duas mangas de qualificação e na Final.

Atrás do campeão nacional em título, João Oliveira conseguiu ser o mais forte na discussão particular com José Pinheiro e Manuel dos Santos, que terminaram por esta ordem quer nas mangas de qualificação, quer na corrida final.

Categoria Júnior

Sempre muito competitiva, a categoria Júnior teve em Henrique Cruz o piloto mais rápido na sessão de treinos cronometrados, mas seria outro piloto natural de Leiria, Ivan Domingues, a triunfar na manga de qualificação de sábado, na frente de Henrique Cruz e Luís Alves.

Na segunda manga, Ivan Domingues voltou a ser o mais forte, desta vez seguido por Santiago Ribeiro e Luís Alves. Na Final, as condições do asfalto originaram algumas trocas de posição na frente da corrida mas Ivan Domingues conseguiria recuperar o comando para obter a sua primeira vitória no CPK em 2019. Miguel Silva (2.º) também esteve muito competitivo e conseguiu ultrapassar Luís Alves (3.º) já na última volta, com Tomás Ribeiro e José Barros a fecharem os cinco primeiros na corrida decisiva.

Categoria X30 Sénior

Tal como a Cadete, a categoria X30 Sénior teve um pelotão de 15 pilotos em Leiria e Lourenço Monteiro esteve logo em destaque no sábado, ao garantir a pole position para a primeira manga de qualificação. Aqui, seria a vez de Mariana Machado superar toda a concorrência, terminando na frente de Guilherme de Oliveira e Lourenço Monteiro.

No domingo, Guilherme de Oliveira começou o dia com o triunfo na segunda manga, seguido por Lourenço Monteiro e pelo venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec. A Final da categoria X30 seria uma das corridas mais atribuladas do fim de semana e ficou marcada pelos incidentes que colocaram Mariana Machado, Alvaro Garcia e João Vairinhos fora de prova. Numa pista com pouca aderência, Lourenço Monteiro foi o piloto que melhor se adaptou às circunstâncias e venceu uma Final pela primeira vez na sua carreira, subindo ao pódio acompanhado por Guilherme de Oliveira (2.º) e Tomás Caixeirinho (3.º). Gabriel Caçoilo e João Galveias completaram o top 5 em Leiria.

Categoria X30 Super Shifter

Com vários candidatos à vitória, a categoria X30 Super Shifter voltou a proporcionar excelentes corridas num fim de semana onde Rodrigo Ferreira começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados. O jovem piloto do Porto, que na semana anterior se estreou na Velocidade com o KIA Picanto GT Cup da FPAK, venceu depois a primeira manga de qualificação, logo seguido por Yohan Sousa e Hugo Marreiros.

Ricardo Borges começou o dia de domingo com a vitória na segunda manga, na frente de Rodrigo Ferreira e Hugo Marreiros. O triunfo na corrida decisiva foi discutido entre Rodrigo Ferreira e Yohan Sousa, com vantagem para o campeão de 2018, com Ricardo Borges a completar o pódio final. Hugo Marreiros, quarto à geral, foi o vencedor da categoria Master e João Dias voltou a triunfar na categoria Gentleman.

A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, nos dias 13 e 14 de julho.